(clique para aumentar)
Pode aceder à apresentação das actividades realizadas no âmbito das comemorações do bicentenário, aqui.
Este blog foi criado, não com o intuito de substituir a sua homepage, mas sim complementá-la. Aqui serão divulgadas as várias actividades promovidas pela AFUV bem como aquelas em que participará, quer seja com um dos seus corpos musicais, quer enquanto instituição.
Pretendemos ainda que, aos diversos posts que aqui serão publicados, haja feedback por parte do leitor. Só com os comentários e sugestões de todos vós é que poderemos avaliar o nosso trabalho enquanto instituição com responsabilidade cultural e social, esforçando-nos por fazer cada vez mais e melhor.
O principal intuito que levou à criação deste blog foi o de criar um meio de divulgação das actividades da AFUV, servindo igualmente o propósito de recolher a opinião e sugestões de todos acerca dessas mesmas actividades e o que poderemos ou não melhorar.Efectivamente, e como já foi inúmeras vezes referido, o grande propósito deste blog é o de divulgar as actividades levadas a cabo pela AFUV, uma montra onde é exposto o que esta associação faz e aquilo em que participa. Mas ao fazê-lo, esperar-se-ia igualmente que, em cada uma dessas actividades aqui divulgadas, surgissem comentários a apontar os pontos a manter e os pontos a melhorar. Existe forma mais rápida de melhorarmos e progredirmos se não conhecermos os pontos a corrigir, a opinião do público, o que este mais e menos gostou de ver, pergunto eu. De facto, numa fase inicial, os comentários que iam surgindo neste blog serviam esse propósito, mas essa tão típica característica portuguesa de só comentar o que está mal haveria de predominar e agora poucos são os comentários positivos que aqui aparecem. Mesmo assim, e desde que usada com sensatez, defendo a liberdade de expressão e, por conseguinte, a manutenção da possibilidade de qualquer visitante deste blog poder comentar.
Actualmente reconhecida como uma das melhores orquestras do mundo, as tournées são parte significativa da sua actividade, com uma agenda constante de concertos nos Estados Unidos, Europa e Países de Leste, figurando como cabeça de cartaz em grandes festivais. Como contraponto às suas viagens, a orquestra tem incluído nas suas fileiras músicos de enorme talento de diversas nacionalidades desde o Brasil até à Hungria.www.cae.pt
Outra das suas actividades mais marcantes tem sido a gravação de discos, incluindo a de bandas sonoras para filmes de grande sucesso como a trilogia de “O Senhor dos Anéis” (pela qual recebeu o Óscar de Melhor Banda Sonora). Tem participado, igualmente, em inúmeros programas de rádio e televisão, e conta com um extensivo programa educacional, direccionado quer para a comunidade, quer para o público escolar que inclui os aclamados ensembles Renga e a Open Ear Orchestra.
Em Julho do mesmo ano [1900] a FUV está nas festas da Rainha Santa em Coimbra, "após um longo período de ensaios". A partida de Verride ocorreu na tarde de 6 de Julho "indo os seus executantes verdadeiramente satisfeitos". A chegada a Coimbra verificou-se cerca das 18 horas "sendo esperados na Estação do caminho de ferro pela Comissão e lançado uma girândula de foguetes". Depois romperam "com um bonito ordinário" pelas ruas da Sota, Sapateiros, Corvo, Visconde da Luz, Ferreira Borges, Sargento-Mor, Praça do Comércio e num coreto "lindamente ornado abriram o seu reportório".