"São dezenas de milhares os portugueses envolvidos nas cerca de 800 bandas filarmónicas existentes no país. Categoria de difícil classificação para a musicologia, a figura da banda filarmónica é exemplar da capacidade de iniciativa e de mobilização popular e um importante factor de coesão social em zonas recônditas do país. As bandas criam Comunidade! E, desde o século XIX, não pararam de formar em música gerações e gerações de portugueses."
Foi este o mote que serviu de base para o tema do programa Câmara Clara transmitido no passado domingo pela RTP2. Ao longo de uma agradável conversa, a apresentadora Paula Moura Pinheiro e o maestro André Granjo (que em 2008 foi orador num colóquio realizado na AFUV) explicaram ao espectador o que constitui o "movimento filarmónico" e porque tantas e tantas pessoas se voluntariam para nele participar, tendo ainda destacado o papel que as filarmónicas desempenharam e continuam a desempenhar na actual sociedade.
Este programa foi filmado na sede da Banda Filarmónica do Troviscal, banda que fora seleccionada para actuar no 15º Congresso Internacional da Associação Mundial de Bandas Sinfónicas e Ensembles que se realizará em meados de 2011 na cidade taiwanesa de Chyiai City.
No sítio da internet da Câmara Clara poderá ver ou rever este programa, onde, ao minuto 00:30, encontrará uma breve referência à AFUV (aqui).